Apoio Contato Promoções Matérias Especiais Programação A Rádio Home


Metallica: remixar o Justice é como mexer na Mona Lisa, diz James Hetfield

Postado em agosto 10th, 2019 @ 16:51 | 116 views

Share |

Durante entrevista com a “So What!”, publicação voltada aos fãs do Metallica, James Hetfield defendeu a sonoridade do “… And Justice For All”, o clássico álbum lançado pela banda em 1988 mas que é cercado de controvérias sob acusação de que o som do baixo de Jason Newsted foi propositalmente enterrado na mixagem, a ponto do próprio baixista ir tirar satisfação com os colegas de banda.

“Sim, ele quis saber o que aconteceu. Não lembro da minha resposta na época, mas não foi nada tipo ‘Foda-se, vamos baixar o seu som’. Certamente queríamos a melhor sonoridade que fosse possível, este era nosso objetivo. A gente estava detonado, entrando e saindo de estúdio e às voltas com turnês, sem fones de ouvido. Então você vai pro estúdio e sua audição está ferrada, você não consegue se ouvir direito, então isto com certeza é um dos principais motivos pelo que resultou, não tinha nada a ver com humilhar ou se vingar de Jason, certamente.

Depois James ainda rebate a afirmação de 2015 um dos técnicos que mixou o álbum, Steve Thompson, de que o principal culpado foi Lars Ulrich, que queria sua bateria soando de um jeito que acabava soterrando o baixo. “Queríamos um som encorpado, queríamos a guitarra e tudo mais bem ali na cara e direto, e achamos que tinha dado certo. Meio que sabíamos como queríamos soar, mas podemos sentar na mesa de som e fazer acontecer? Não, pedimos para alguém fazer isto. Então Thompson fez o trabalho dele. Mas ele não tem que pedir desculpas por nada ou apontar um culpado, isto é uma obra de arte, saiu deste jeito por um motivo qualquer. E na verdade foi o que eu disse, estávamos ferrados com turnês, nossa audição estava péssima, não dormíamos direito. Então ele não tem que se defender, ele fez parte de um álbum fantástico de nossa carreira, ele deveria ficar um pouco mais de boa consigo mesmo”.

Por último, James ainda comenta a possibilidade do “… And Justice” ser remixado para melhorar o som de Jason Newsted: “Esta coisa toda, tipo, já aconteceu, e quem se importa com isto? E por qual motivo mudaríamos? Você mudaria a história? Por qual motivo remixar, já tem um som de baixo ali. Tudo bem remasterizar, mas remixar e tornar em algo diferente? É como se… não nos comparando com a Mona Lisa, mas é tipo ‘Uh, você pode fazer ela sorrir um pouco mais?’

Deixe seu comentário


Os comentários são postados usando logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO