Apoio Contato Promoções Matérias Especiais Programação A Rádio Home
  • Ouça "Spillways" o novo single do Ghost com a participação de Joe Elliott aqui na SHOCK BOX!

Jeff Beck: um dos maiores guitarristas da história, morre aos 78 anos

Postado em janeiro 14th, 2023 @ 11:26

Jeff Beck, um dos maiores guitarristas de todos os tempos, morreu aos 78 anos de idade. A informação foi confirmada em nota divulgada por sua família à imprensa.

Segundo o comunicado (via Variety), Beck contraiu meningite bacteriana de forma repentina. Ele faleceu na última terça-feira (10): “Em nome de sua família, é com profunda tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda”.

De acordo com o site Beep Saúde, a meningite bacteriana é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o encéfalo (cérebro, bulbo, cerebelo e a medula espinhal) causada pela presença de bactérias. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas durante a fala, espirro ou tosse.

Diversos astros do rock fizeram homenagens a Beck por meio das redes sociais. Confira abaixo algumas delas:

Ronnie Wood (Rolling Stones, Jeff Beck Group, Faces): “Agora que Jeff se foi, sinto que um dos meus irmãos deixou este mundo e que vou sentir muito a falta dele. Estou enviando muita solidariedade a Sandra, sua família e a todos que o amavam. Quero agradecê-lo por todos os nossos tempos iniciais juntos no Jeff Beck Group, conquistando a América pela primeira vez. Musicalmente, estávamos quebrando todas as regras, foi um rock ‘n’ roll fantástico e inovador! Ouça a incrível faixa ‘Plynth’ em sua homenagem. Jeff, eu sempre vou te amar. Deus abençoe”.

Mick Jagger (Rolling Stones): “Com a morte de Jeff Beck perdemos um homem maravilhoso e um dos maiores guitarristas do mundo. Todos nós sentiremos muito a falta dele”.

Jimmy Page (Led Zeppelin): “O guerreiro de seis cordas já não está aqui para admirarmos o feitiço que ele poderia tecer em torno das nossas emoções mortais. Jeff canalizava música do etéreo. Sua técnica única. Suas imaginações aparentemente ilimitadas. Jeff, vou sentir a sua falta junto com os seus milhões de fãs. Jeff Beck, descanse em paz”.

Ozzy Osbourne (Black Sabbath, solo): “Não consigo expressar o quanto estou triste ao saber da morte de Jeff Beck. Que perda terrível para sua família, amigos e seus muitos fãs. Foi uma honra ter conhecido Jeff e uma honra incrível tê-lo no meu álbum mais recente, ‘Patient Number 9’. Viva Jeff Beck!”.

Tony Iommi (Black Sabbath): “Fiquei totalmente em choque ao saber da triste notícia da morte de Jeff Beck. Jeff era uma pessoa tão legal e um excelente guitarrista, icônico e genial – nunca haverá outro Jeff Beck. Sua forma de tocar era muito especial e distintamente brilhante! Ele fará falta. Descanse em paz”.

David Gilmour (Pink Floyd): “Estou arrasado por saber da notícia da morte de meu amigo e herói Jeff Beck, cuja música emocionou e inspirou a mim e a inúmeras outras pessoas por tantos anos. Meus sentimentos e os de Polly vão para sua adorável esposa Sandra. Ele estará para sempre em nossos corações”.

Geezer Butler (Black Sabbath): “Chocado ao saber da morte repentina de Jeff Beck. Verdadeiramente um dos grandes. A primeira vez que o vi foi em 1966 com os Yardbirds. Guitarrista brilhante e único. Descanse em paz”.

Paul Stanley (Kiss): “UAU. Que notícia terrível. Morreu Jeff Beck, um dos mestres da guitarra de todos os tempos. De Yardbirds e Jeff Beck Group em diante, ele abriu uma trilha impossível de se superar. Toque agora e para sempre”.

Gene Simmons (Kiss): “De coração partido ao dizer que o grande Jeff Back infelizmente faleceu. Ninguém tocava guitarra como Jeff. Por favor, ouça os dois primeiros álbuns do Jeff Beck Group e contemple a grandeza”.